email small

joel moncorvo

O contrabaixista, arranjador e compositor, Joel Moncorvo, começou seus estudos musicais bem cedo. Tomou suas primeiras aulas em 1978, quando tinha apenas sete anos, participando de corais e oficinas de música do Colégio São José, em Salvador. Seu primeiro mestre foi o professor Jorge Silva, que descobriu a aptidão de Joel pelos graves. A maior influência do músico veio da sua família. O pai, João, apoiava, financiava e o incentivava de todas as formas possíveis. Sua mãe, a musicista Elza, professora de piano clássico, além de incentivar, o instruiu para a vida musical.

Aos nove anos, Joel adquiriu o seu primeiro Contrabaixo, formando a sua primeira banda de Rock, Direito Autoral, e dando início, assim, à sua carreira musical. De lá para cá, foram vários projetos, pesquisas e bandas.

Gravou o seu primeiro disco de vinil, "Apelo à Igualdade", em 1991, pela gravadora Continental Chanceller. Trabalhou como sideman por três anos seguidos, acompanhando os mais variados artistas e cantores, no Circo Voador e Canecão. Participou de vários programas em rede nacional, com destaque para o Programa da Angélica.

Em 1992, fundou a SLOW, sua banda de progmetal, um projeto que sonhava em realizar desde cedo. Com a música Killer Mermaid, participou do CD Bahia Rock Collection, produzido pela WR Discos. Produziu e gravou, em seu estúdio, a música Blood Secret, que foi lançada na Coletânea Dois da Bahia, pela gravadora Coletânea Records. Joel ainda gravou o CD Largando Poeira, com a banda de rock Dimy Ruffo, foi vocalista e baixista da banda de Death Metal Kaddish e participou de um projeto de música instrumental com o grupo de Jazz Bass and Drum.

Músico que vem conquistando respeito e admiração no cenário dos contrabaixistas, Joel já foi destaque nas principais revistas brasileiras especializadas, como Cover Baixo, Rock Brigade e Roadie Crew. Além disso, participou de várias peças publicitárias e propagandas de TV das empresas que o patrocinam. Recentemente, foi eleito o melhor baixista nacional em uma pesquisa realizada pelo site Novo Metal para eleger os melhores de 2005. Em reconhecimento ao seu trabalho musical, A M.Laghus Basses and Guitars, fez questão de associar o músico Joel Moncorvo ao seu line-up de Endorses, bonificando-lhe com um contrabaixo de oito cordas.

Atualmente, Joel desenvolve no Centro de Atendimento ao Surdo, em Salvador, a pesquisa "O Contrabaixo e a Criança Surda", na qual estuda as possibilidades de como o contrabaixo pode auxiliar as crianças portadoras de surdez no desenvolvimento de sua sensibilidade auditiva/corporal. Vem trabalhando no seu CD instrumental "Muito Além do Som", além de ministrar aulas de contrabaixo individuais e em grupos, workshops e workshows. O músico realiza, ainda, várias clínicas e palestras sobre o instrumento, escreve colunas de contrabaixo para sites na Web, além de promover e participar de vários debates sobre o instrumento.

Para completar o seu trabalho, além de ser baixista da SLOW, também passou a integrar, no final de 2005, a formação da banda de Death Metal UNGODLY, que, recentemente, lançou o seu novo álbum, Debut , pela Dynamo Brazilie Records.

Joel Moncorvo tem uma longa estrada no mundo dos graves. São 27 anos dedicados ao contrabaixo, nos quais ele passou por inúmeras bandas, visitou uma série de estilos e acumulou conhecimento suficiente para, hoje, dedicar-se exclusivamente ao seu instrumento. Em todas as apresentações, o que é explícito no músico é o prazer e a satisfação em tocar. Suas preferências são Música Erudita, Jazz, Fusion, Samba, Funk, Rock Progressivo, Prog Metal, Heavy Metal, chegando até ao Metal Extremo, ou seja, podreira total!

 

Clique aqui para saber mais de Joel Moncorvo

FaLang translation system by Faboba
<< Voltar para Endorsers